Todos nós nascemos com uma lente em cada olho chamada Cristalino, ou seja, o Cristalino tem a nossa idade. Ele é como uma lente de óculos, mas é uma lente “viva”, feita de células. A Catarata é a opacidade dessa lente. Ela causa, no início, diminuição do contraste e sensibilidade à cores e conforme ela vai evoluindo, há diminuição gradativa da visão, sendo que às vezes o paciente nem percebe. Existem várias causas de Catarata como trauma ocular, infecções, inflamações, uso de medicações como corticóide, etc., porém a causa mais comum é a idade, sendo a principal causa de cegueira reversível do idoso.
▪️ Cirurgia de catarata:
O tratamento da Catarata é cirúrgico. Não existem Fisioterapia ocular e nem colírios atualmente disponíveis que possam eliminar a Catarata. A cirurgia de catarata consiste na troca do cristalino opaco (catarata) por uma lente transparente que vai durar o resto da vida no olho do paciente. Portanto, o paciente fará cirurgia de Catarata somente uma vez na vida em cada olho. A cirurgia de Catarata moderna é aquela em que retiramos a Catarata, ou seja, a lente velha, opaca, e também eliminamos os óculos ou reduzimos a dependência deles. Hoje em dia, a cirurgia de Catarata não deixa de ser também uma cirurgia refrativa.
▪️ A cirurgia de Catarata se modernizou em 2 aspectos:
1 – No modo de realizar a cirurgia: Cirurgia de Catarata por Facoemulsificação (Ultrasson) ou à Laser de Femtosegundo.
2 – Tipos de Lente Intraocular: A lente intraocular (LIO) colocada no lugar da Catarata pode deixar o paciente mais ou menos dependentes de óculos, ou até mesmo abolir os óculos. Existem vários tipos de lentes que podem ser colocadas nos olhos.
Pergunte ao seu médico oftalmologista!