A cirurgia de Catarata moderna é aquela onde os cirurgiões procuram dois objetivos: Primeiro, eliminar a doença Catarata, a qual a cirurgia é feita somente uma vez na vida, com cura total. O segundo objetivo é abolir por completo, ou pelo menos diminuir muito, a dependência de óculos. Neste segundo intuito, houve uma melhora na tecnologia das lentes intraoculares (Lios) para evitarmos a necessidade de óculos no pós operatório imediato e tardio.
Atualmente, existem lentes intraoculares (Lios) de vários focos que são implantadas nos olhos na cirurgia de Catarata. São elas as Lios Trifocais, Bifocais e as chamadas EDOFs, que são lentes de foco estendido. Neste paciente da foto, foi usada este último tipo de Lio chamada Vivity, da Alcon. Estas são as últimas Lios lançadas com uma tecnologia diferenciada que possibilita a eliminação dos óculos no próprio procedimento da cirurgia de catarata.
Nesta tecnologia não se observam halos, muito comuns em outras lentes, uma vez que elas não dividem a luz como observado em outras lentes Bifocais e Trifocais. Ela proporciona uma visão com ótima qualidade de longe, intermediário e funcional de perto.
Alguns pacientes acima dos 55 anos mesmo que tenham Catarata bem inicial, mas que sejam muito dependentes de óculos, podem ser submetidos a essa cirurgia com o intuito de eliminar os óculos para longe (dirigir, ver TV, etc.), para intermediário (ver bancada de feira, prateleira de supermercado, padaria e farmácia, computador, painel de carro, vitrinas de lojas) e para perto (celular, jornais, revistas, palavras cruzadas) com boa funcionalidade e independência de óculos.
Gostou do assunto e quer saber mais, pergunte ao seu Oftalmologista!